KIT Física 5: Transferência de calor
Transferência de Calor: entendendo e relacionando ao dia-a-dia
Olá, professor! Que tal um experimento para facilitar a assimilação desse tópico de física?
Física 5 - Transferência de Calor
Usaremos esses materiais para demonstração prática de uma das formas mais importantes de transferência de calor, a CONDUÇÃO. Com o material, podemos ajudar a turma a entender como ocorre a transferência de energia entre átomos, em razão de uma diferença de temperatura, até que se atinja a condição de equilíbrio térmico.
Clique na imagem e veja o vídeo:
PLANO DE AULA
Disciplina: Ciências da Natureza/ Física
Curso: Aplicável a partir do quinto ano do ensino fundamental
Tema: Sétimo ano do ensino fundamental: Formas de propagação do calor
Duração de cada aula: 50 minutos
Objetivos:
- Compreender a condução de calor através do uso do modelo proposto.
- Analisar e representar a organização gradativa dos conceitos de termodinâmica.
- Distinguir as diferentes sensações térmicas dos materiais distintos.
Abertura da aula:
Local: Sala de aula ou laboratório equipado com quadro para explicação teórica.
Organização da turma: Para melhor visualização e compreensão, aconselha- se que os estudantes estejam acomodados em círculo (sala de aula) ou agrupados nas bancadas (laboratório)
Distribuição dos materiais: O professor acenderá a lamparina e fará a primeira demonstração. A lamparina ficará em posse do professor para segurança dos estudantes e a manipulação das varetas pode ser feita pelos estudantes desde que estejam na presença do professor.
* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Condução: Perguntas que podem ser apresentadas aos estudantes:
1- Vocês já ouviram falar sobre condução de calor? O que lembram sobre isso?
2- Qual fator é importante na variação da intensidade da condução?
3- Você acha que existe essa variação conforme mudamos o material a ser utilizado?
Desenvolvimento da prática:
Etapa 1: Acender a lamparina (professor) e pegar uma vareta de latão, uma de alumínio,e outra de ferro. Cada vareta deve ser colocada em contato com a chama e alguns estudantes devem ser chamados para tocar as varetas e identificar qual tem a melhor condução.
Resultado esperado: Após o estudante fazer o experimento ele irá analisar qual material é o melhor condutor de energia (qual esquenta primeiro), ele terá uma noção básica da condução térmica.
Condução das discussões
A condução térmica é um processo de propagação de calor que se dá pela transferência de energia entre partículas. Conforme colocamos as varetas de ferro, latão e alumínio na lamparina acesa, vimos que o melhor condutor de energia é o alumínio. A partir do observado, podemos explicar à turma que fora da sala de aula, a condução térmica é presente na vida de todos os estudantes, quando se faz um chá e aquecemos a água, o aquecimento da colher de metal quando toca a panela.
Materiais disponibilizados no kit
Ao fazer o pedido deste kit, terá à sua disponibilidade:
1 lamparina
1 vareta de alumínio
1 vareta de ferro
1 vareta de latão
1 tela de amianto
Sugestões de Materiais Complementares
Para complementar as aulas, o uso desses materiais em vídeo pode ajudar para uma melhor compreensão dos alunos a respeito do tema:
Calor: compartilhando energia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=plrzy3AjQT0
Contração e Dilatação Térmica - porque o gelo boia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=seZrNQC-NI8
Escalas termométricas - diferentes formas de medir a temperatura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-M7eU613hh4
Comentários
Postar um comentário