KIT QUÍMICA Nº8B - Reação de Oxidação
Você sabe como funciona o Bafômetro?
Olá, professor(a)! Gostaria de falar com sua turma sobre como a ciência faz parte do nosso dia-a-dia? Nessa aula, compreendemos como o etilômetro é capaz de atestar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica recentemente, através do álcool presente no sopro.
Com o aparato experimental montado, ao soprarmos o sistema, ventilamos o álcool do Erlenmeyer sobre o Dicromato dos tubos. O Etanol é oxidado pela solução de Dicromato de Cromo, e há formação de Etanol e Sulfato de Cromo, que resulta em uma substância de coloração verde.
3 CH3-CH2-OH + K2-Cr2-O7 + 4 H2SO4 → 3 CH3-COOH + Cr2(SO4)3 + K2SO4 + 7 H2O
(vermelho-laranja) —------------------------------- (verde)
Clique aqui e veja o vídeo do experimento Kit 8B Química: Reação de oxidação.
PLANO DE AULA
Disciplina: Química
Curso: Ensino Médio, 2º e 3º anos.
Tema: Reação de Oxirredução e Química Orgânica; (EM13CNT101) Analisar e representar, transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
Duração de cada aula: 50 minutos
Objetivos:
Compreender a transformação do etanol, ao oxidar em solução ácida, dá origem a compostos visivelmente diferentes.
Observar que o Dicromato, em solução ácida, dá origem a duas moléculas diferentes com mudança de coloração, no caso, Sulfato de Potássio e Sulfato de Cromo. Resulta em uma substância de coloração verde.
Abertura da aula:
Local: A atividade deve ser realizada em espaço ventilado e com bancada apropriada, pois os reagentes podem ser nocivos se inalados ou em contato com a pele
Organização da turma: A atividade deve ser realizada em agrupamentos de 4-5 estudantes, com divisão de responsabilidade nas etapas de construção do experimento.
Distribuição dos materiais: A montagem requer o preparo da solução de Dicromato de Potássio. Canudinhos (para soprar as soluções) são necessários.
* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Condução: O professor pode iniciar a aula com algumas perguntas à turma. Como:
Os efeitos da bebida alcoólica no corpo da mulher são iguais aos do homem?Resposta: A mulher, por ter menos água proporcionalmente ao homem, sofre mais com a mesma quantidade de álcool ingerido.
Comer um chocolate com licor pode provocar um resultado positivo no teste do bafômetro? Resposta: Sim. Dois bombons de licor de 50g são suficientes para positivar o bafômetro.
O álcool causa doenças? Em que órgãos? Resposta: Geralmente sim, tais como distúrbios mentais e comportamentais, incluindo dependência ao álcool, doenças não transmissíveis graves, como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado.
Que ação o álcool possui no corpo? Quais outros sintomas da embriaguez? Resposta: No cérebro o álcool afeta o Sistema Nervoso Central e pode causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e até mesmo coma. Outro sintoma bastante característico é a dor de cabeça, devido à falta de água utilizada para eliminar o álcool pelo fígado.
Desenvolvimento da prática:
1) Montagem dos tubos de ensaio e do Erlenmeyer: o professor deve conduzir a pesagem do Permanganato e sua solubilização em água no tubo. Feito isso, deve conduzir a transferência de volume da solução alcóolica para o Erlenmeyer.
2) Montagem do sistema e acoplagem
3) Soprar com cuidado de forma que o Álcool evaporado passe pelo sistema, do Erlenmeyer para o tubo de ensaio.
Resultado esperado: Observar mudança de coloração no tubo de ensaio na medida em que o etanol evapora e é soprado para o interior do tubo de ensaio.
Condução das discussões:
Entendendo a prática: O professor pode iniciar a discussão com perguntas diretamente relacionadas ao experimento:
O que foi feito? Inserimos quantidades de Álcool (vapor no interior do Erlenmeyer) na solução ácida de Dicromato de Potássio.
Porque o experimento deu certo? O Álcool (Etanol) em contato com a solução ácida é oxidado, formando sais alcalinos.
Na sequência, podem ser trazidas perguntas para debate dos conceitos envolvidos na aula:
Como podemos explicar o fenômeno observado? A oxidação se dá pelo ataque promovido pelo Oxigênio que quebra a função Álcool do Etanol, que se estabiliza na função Aldeído no Etanal.
Para além da prática: Indicar conceitos posteriores a serem trabalhados a partir da prática como as transformações químicas que ocorrem em nosso cotidiano, por exemplo:a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, o cozimento dos alimentos..
Para além da sala de aula: Em nosso cotidiano: a oxidação é constante, estamos sempre expostos ao oxigênio, que é altamente reativo devido sua alta eletronegatividade. Em nosso corpo, o processo de oxidação nas células gera radicais livres, que resultam no envelhecimento, por isso, as vitaminas são tão importantes, e servem para reduzir o oxigênio e evitar a formação de “Radicais Livres” no corpo.
Além disso, tudo ao nosso redor sofre oxidação, o que muda e as condições do meio. Por exemplo: uma barra de ferro qualquer, se em contato com a água (H2O) rapidamente se oxida formando Fe2O3 a famosa ferrugem.
Materiais disponibilizados no kit:
Ao fazer o pedido deste kit, terá a sua disponibilidade:
tubos de ensaio
solução de dicromato
recipientes Erlenmeyer
Álcool.
Materiais Complementares:
Você pode complementar a ula com vídeos disponíveis na internet, como este resumo sobre oxidação: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-oxidacao.htm
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