KIT FÍSICA Nº 3 - DIAPASÃO
DIAPASÃO
Olá, professores! Vamos dar início a nossa aula sobre ondas sonoras?! Neste plano de aula, guiaremos você para utilizar o kit de experimentos de forma eficiente, aprofundando o aprendizado sobre propagação do som, ressonância e o efeito Doppler.
Assista ao vídeo de montagem para garantir que tudo esteja pronto e torne essa experiência em sala de aula ainda mais envolvente!
Plano de Aula: Diapasão
Componente Curricular: Física
Indicação de ano: Ensino Médio
Duração prevista: 50 minutos
Abertura da Aula
Local: Sala de aula
Organização da turma: Individual.
Montagem dos materiais: Os materiais devem ser montados pelo professor.
* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Levantamento de conhecimento prévio:
Como o som se propaga através de diferentes meios (como ar, água e sólidos)?
Onde você acha que o som pode se propagar mais rapidamente (em um meio sólido, um líquido ou gasoso)? O que poderia estar influenciando essa diferença na velocidade de propagação?
Como as ondas sonoras são geradas e transmitidas a partir de uma fonte sonora, como um diapasão? O que acontece com as partículas do meio quando uma onda sonora passa por elas?
Se duas fontes sonoras emitem o mesmo tipo de som, mas uma é mais intensa do que a outra, como você acha que isso se reflete nas ondas sonoras produzidas por cada fonte? Por que é possível ouvir um som a partir de diferentes distâncias e direções? Como as ondas sonoras se espalham e se atenuam à medida que viajam para longe da fonte?
O que acontece com o som quando há um obstáculo no caminho das ondas sonoras? Como você acha que esse obstáculo pode modificar a direção e a qualidade do som?
Desenvolvimento da Prática
O som, uma onda mecânica longitudinal: Nesse experimento os alunos deverão observar como o som se propaga nos diferentes meios (gasoso, sólido).
Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de:
Reconhecer que o som é o resultado de um movimento vibratório.
Reconhecer que o som é uma onda mecânica que se propaga em um meio.
Verificar a propagação do som em diferentes meios.
Verificar o som quanto à sua qualidade fisiológica e frequência.
O som, fenômenos da interferência, ressonância e batimento: Nesse experimento os alunos deverão observar os fenômenos de interferência gerada a partir da superposição de duas ou mais ondas, ressonância decorrente de oscilações de frequências causadas por outro sistema vibratório e o batimento sonoro, resultado desta superposição de ondas.
Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de:
Mencionar a frequência do diapasão;
Diferenciar a frequência padrão (fundamental) de outras frequências (secundárias) produzidas pelo diapasão com contrapeso; Reconhecer o fenômeno da ressonância, utilizando dois diapasões.
Reconhecer o fenômeno do batimento, utilizando dois diapasões.
O som, efeito Doppler: O experimento aborda a alteração de frequência percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento da fonte sonora.
Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de:
Reconhecer o efeito Doppler.
Relacionar o efeito Doppler com ocorrências do dia a dia.
Condução das Discussões:
Entendendo a prática:
No experimento, o diapasão é golpeado para gerar uma vibração e produzir um som. O experimento pode ser realizado da seguinte maneira:
Golpeamento do Diapasão: Um diapasão é batido levemente contra uma superfície dura (como uma mesa) para que comece a vibrar.
Observação do Som: O som produzido é ouvido, e o diapasão continua a vibrar.
Experimentos Adicionais: O diapasão pode ser colocado em contato com a superfície de água ou em um tubo para observar o efeito das vibrações.
Conceitos explicativos:
Vibrações e Produção de Som:
Vibração do Diapasão: Quando o diapasão é golpeado, suas lâminas vibram em torno de uma posição de equilíbrio. Essas vibrações geram compressões e rarefações no ar ao redor do diapasão.
Ondas Sonoras: Essas compressões e rarefações se propagam pelo ar como ondas sonoras. O som que ouvimos é resultado dessas ondas viajando até nossos ouvidos.
Frequência e Pitch:
Frequência: A frequência das vibrações do diapasão determina a altura do som que ouvimos. O diapasão de 440 Hz, por exemplo, produz um som com um pitch específico que corresponde à nota musical ‘Lá’.
Pitch e Percepção: O pitch percebido é diretamente relacionado à frequência das ondas sonoras. Frequências mais altas produzem um som mais agudo, enquanto frequências mais baixas produzem um som mais grave.
Ressonância:
Definição de Ressonância: Ressonância ocorre quando um sistema é capaz de amplificar as vibrações que estão na mesma frequência de sua própria vibração natural.
Efeito na Água: Quando o diapasão é colocado sobre a água, as vibrações geradas podem criar ondas na superfície da água, demonstrando como as ondas sonoras podem afetar outros meios.
Amplificação do Som: Quando o diapasão é colocado sobre uma superfície ressonante, como uma caixa acústica, as vibrações são transferidas e amplificadas, aumentando o volume do som.
Propagação do Som:
Ondas Longitudinais: O som viaja na forma de ondas longitudinais, onde as partículas do meio (ar, água, etc.) se movem para frente e para trás na mesma direção da propagação da onda.
Interação com Materiais: A propagação do som pode ser influenciada por diferentes materiais e superfícies. Superfícies sólidas tendem a transmitir o som mais eficientemente do que superfícies macias ou absorventes.
Para além da sala de aula:
O experimento com o diapasão oferece insights valiosos que vão muito além da sala de aula e encontram aplicações diversas no cotidiano e na prática profissional. Em primeiro lugar, o conceito de frequência e pitch demonstrado pelo diapasão é crucial na afinação de instrumentos musicais. Instrumentos de corda, como guitarras e violinos, utilizam princípios semelhantes para ajustar a tensão das cordas e alcançar a afinação desejada. Da mesma forma, o processo de afinação de pianos envolve ajustar as cordas do instrumento para garantir que ele soe corretamente.
Além disso, na arquitetura e no design acústico, os princípios de ressonância e acústica são aplicados para criar ambientes sonoros ideais. Em salas de concertos e teatros, arquitetos e engenheiros acústicos utilizam esses conceitos para projetar espaços que maximizam a qualidade do som. Eles ajustam a forma e os materiais das superfícies para melhorar a clareza e a amplitude do som, enquanto o tratamento acústico de estúdios de gravação e salas de aula envolve técnicas semelhantes para controlar a reverberação e a qualidade do som.
No campo da ciência e da tecnologia, equipamentos modernos, como medidores de frequência e analisadores de espectro, utilizam princípios de vibração e acústica para medir e analisar sons em diversas aplicações. Cientistas realizam experimentos de física relacionados a ondas sonoras, ressonância e acústica em ambientes controlados, frequentemente empregando conceitos semelhantes aos demonstrados com o diapasão. Além disso, a análise de ressonância é fundamental em estudos de engenharia, onde pesquisadores e engenheiros avaliam como estruturas e materiais respondem a vibrações e ressonâncias, um aspecto crucial para garantir a integridade e a segurança de edifícios e pontes.
Essas aplicações práticas e científicas demonstram a relevância dos princípios acústicos estudados com o diapasão e como eles permeiam diferentes áreas do conhecimento e da tecnologia.
Materiais disponibilizados no kit
Conjunto de diapasões
Martelo com ponteira de borracha
Contrapeso para diapasão
Caixas de ressonância
Materiais complementares
Ondas Sonoras - Brasil Escola: https://www.youtube.com/watch?v=kR5FSlOPrhI
O Efeito Doppler Explicado: https://www.youtube.com/watch?v=78WkQObqp3U
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