KIT BIOLOGIA - ANIMAIS INVERTEBRADOS

 FIGURAS DE ANIMAIS INVERTEBRADOS


Olá, professores! Vamos mergulhar no fascinante mundo dos animais invertebrados? Com o Kit de Biologia - Animais Invertebrados, seus alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade e as características desses seres incríveis através de figuras!





PLANO DE AULA


Componente Curricular: Ciências da Natureza/Biologia

Indicação de ano: Ensino Fundamental / Médio

Duração prevista: 50 minutos


Abertura da aula:

Local: a atividade acontece em sala de aula

Organização da turma: as carteiras estão organizadas em agrupamentos de 4 pessoas. 

Montagem dos materiais: a montagem é feita pelos professores e não há necessidade de preparo prévio.

* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.

Levantamento de conhecimento prévio: Perguntas iniciais que você professor(a) pode fazer para que a turma levante hipóteses e se engaje na atividade.


1- Relações ecológicas:

Você já observou alguma interação entre invertebrados e plantas? Como esses organismos podem interagir e qual a importância dessas interações para ambos os grupos?

2- Experiência pessoal:

Você já observou algum invertebrado em sua casa, jardim ou durante uma viagem? O que você notou sobre seu comportamento ou aparência?

3- A diversidade de habitat dos invertebrados:

Como você acha que os invertebrados se adaptam a diferentes ambientes? Pode pensar em algumas adaptações que eles possam ter para viver em ambientes como a água, o solo ou nas árvores?

 


4- Vantagens e desvantagens:

Se você fosse um invertebrado, qual grupo (como insetos, aracnídeos, moluscos) você escolheria para viver e por quê? Quais características desse grupo você acha que seriam mais vantajosas?

5 - Ausência de esqueleto:

Como você acha que a falta de um esqueleto interno influencia o crescimento e a forma dos invertebrados? Como eles lidam com o crescimento e a troca de seu exoesqueleto, por exemplo?


Desenvolvimento da prática:

1) A aula tem início junto a algumas perguntas, com o objetivo de que os alunos levantem hipóteses e se sintam interessados. Disponibilizando logo em seguida um curto período que a turma explore o material, aumentando a curiosidade e melhor interação com a atividade. 

2) A turma é dividida em grupos de 4 alunos e receberão uma tabela (tabela 1) presente na atividade no livro do kit. Há também a possibilidade de reproduzi-la em uma folha. É interessante pensar na possibilidade da tabela ser elaborada de forma individual, apesar de ser uma atividade em grupo.

Tabela de registro

3) O(a) professor(a) deverá distribuir 5 imagens aleatórias para cada grupo.

4) A princípio os alunos devem nomear seus invertebrados e verificar as suas principais características nos cartões.

5) O(a) professor(a) fará as perguntas descritas na imagem abaixo e os alunos irão registrar suas respostas na tabela (tabela 1), no local indicado para cada uma delas, comparando cada invertebrado. 

Indicação de perguntas

                                                           


6) Para finalizar, com a tabela concluída, os alunos devem trocar com outro grupo e fazer a análise da tabela recebida.

Resultado esperado

  • Os alunos serão capazes de identificar e nomear diferentes animais invertebrados a partir de imagens;

  • Os alunos compreenderão as principais características dos grupos de invertebrados, como artrópodes, moluscos, cnidários, anelídeos, entre outros;

  • Os alunos serão capazes de classificar os animais em diferentes grupos de invertebrados e comparar as características morfológicas e funcionais entre esses grupos;

  • Os alunos reconhecerão a importância ecológica dos invertebrados e como eles contribuem para os ecossistemas,

  • Os alunos desenvolverão habilidades críticas ao analisar e discutir como as características dos invertebrados influenciam sua sobrevivência e comportamento.



Condução das discussões

Entendendo a atividade: O que foi feito?

Observação de imagens relacionadas aos variados invertebrados, focando na aprendizagem da biodiversidade, suas características, funções ecológicas e suas aplicações práticas, além de apoiar a conservação dos recursos naturais.

Quais os conceitos explicam os invertebrados que foram observados?

Morfologia: Forma e estrutura corporal dos invertebrados.

Diversidade e Classificação: Categorias taxonômicas e características comuns.

Função das Estruturas: Papéis específicos das características físicas para sobrevivência.

Adaptação e Ecologia: Ajustes ao ambiente e interações ecológicas.

Para além da sala de aula:

Exemplo Cotidiano: Invertebrados desempenham funções vitais em ecossistemas, como polinização, decomposição e controle de pragas e melhoria na qualidade do solo.

Atividades Científicas: Cientistas estudam os invertebrados para entender suas adaptações e ciclos de vida, aplicando esses conhecimentos para melhorar práticas agrícolas, controlar pragas e promover a conservação ambiental.


Materiais disponibilizados no kit 

Ao fazer o pedido deste kit, você receberá:

  • 01 cartão artrópode abelha - EQ335.01;

  • 01 cartão molusco polvo - EQ335.02;

  • 01 cartão molusco bivalve - EQ335.03;

  • 01 cartão artrópode escorpião - EQ335.04;

  • 01 cartão artrópode vespa - EQ335.05

  • 01 cartlo equinodermo estrela do mar - E9335.06,

  • 01 cartão artrópode borboleta - EQ335.07;

  • 01 cartão artrópode barata - EQ335.08;

  • 01 cartão artrópode lagarta - EQ335,09;

  • 01 cartão artrópode caranguejo - EQ335.10;

  • 01 cartão anelídeo poliqueto - EQ335.11;

  • 01 cartão artrópode besouro - £0335.12;

  • 01 cartão anelídeo sanguessuga - E0335.13;

  • 01 cartão artrópode lacraia - EQ335.14;

  • 01 cartão artrópode formiga • EQ335.15;

  • 01 cartão artrópode piolho-de-cobra - EQ333.16;

  • 01 cartão artrópode pulga - EQ335.17;

  • 01 cartão artrópode ácaro - EQ335.18;

  • 01 cartão artrópode gafanhoto - EQ335.19;

  • 01 cartão cnidário água-viva - EQ335.20,

  • 01 cartão artrópode mosquito - EQ335.21;

  • 01 cartão molusco caracol - EQ335.22;

  • 01 cartão cnidário anêmona - EQ335.23;

  • 01 cartão artrópode craca - EQ335.24;

  • 01 cartão molusco sepia EQ335.25

  • 01 livro de atividades experimentais.


Materiais complementares não presentes no kit

  • Folhas de acordo com o número de alunos (caso opte)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT BIOLOGIA Nº2 - GERMINAÇÃO

KIT FÍSICA Nº3 - CALORIMETRIA

KIT QUÍMICA Nº 4 - Soluções