KIT BIOLOGIA - ANIMAIS INVERTEBRADOS
FIGURAS DE ANIMAIS INVERTEBRADOS
Olá, professores! Vamos mergulhar no fascinante mundo dos animais invertebrados? Com o Kit de Biologia - Animais Invertebrados, seus alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade e as características desses seres incríveis através de figuras!
PLANO DE AULA
Componente Curricular: Ciências da Natureza/Biologia
Indicação de ano: Ensino Fundamental / Médio
Duração prevista: 50 minutos
Abertura da aula:
Local: a atividade acontece em sala de aula
Organização da turma: as carteiras estão organizadas em agrupamentos de 4 pessoas.
Montagem dos materiais: a montagem é feita pelos professores e não há necessidade de preparo prévio.
* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Levantamento de conhecimento prévio: Perguntas iniciais que você professor(a) pode fazer para que a turma levante hipóteses e se engaje na atividade.
1- Relações ecológicas:
Você já observou alguma interação entre invertebrados e plantas? Como esses organismos podem interagir e qual a importância dessas interações para ambos os grupos?
2- Experiência pessoal:
Você já observou algum invertebrado em sua casa, jardim ou durante uma viagem? O que você notou sobre seu comportamento ou aparência?
3- A diversidade de habitat dos invertebrados:
Como você acha que os invertebrados se adaptam a diferentes ambientes? Pode pensar em algumas adaptações que eles possam ter para viver em ambientes como a água, o solo ou nas árvores?
4- Vantagens e desvantagens:
Se você fosse um invertebrado, qual grupo (como insetos, aracnídeos, moluscos) você escolheria para viver e por quê? Quais características desse grupo você acha que seriam mais vantajosas?
5 - Ausência de esqueleto:
Como você acha que a falta de um esqueleto interno influencia o crescimento e a forma dos invertebrados? Como eles lidam com o crescimento e a troca de seu exoesqueleto, por exemplo?
Desenvolvimento da prática:
1) A aula tem início junto a algumas perguntas, com o objetivo de que os alunos levantem hipóteses e se sintam interessados. Disponibilizando logo em seguida um curto período que a turma explore o material, aumentando a curiosidade e melhor interação com a atividade.
2) A turma é dividida em grupos de 4 alunos e receberão uma tabela (tabela 1) presente na atividade no livro do kit. Há também a possibilidade de reproduzi-la em uma folha. É interessante pensar na possibilidade da tabela ser elaborada de forma individual, apesar de ser uma atividade em grupo.
Tabela de registro
3) O(a) professor(a) deverá distribuir 5 imagens aleatórias para cada grupo.
4) A princípio os alunos devem nomear seus invertebrados e verificar as suas principais características nos cartões.
5) O(a) professor(a) fará as perguntas descritas na imagem abaixo e os alunos irão registrar suas respostas na tabela (tabela 1), no local indicado para cada uma delas, comparando cada invertebrado.
Indicação de perguntas
6) Para finalizar, com a tabela concluída, os alunos devem trocar com outro grupo e fazer a análise da tabela recebida.
Resultado esperado:
Os alunos serão capazes de identificar e nomear diferentes animais invertebrados a partir de imagens;
Os alunos compreenderão as principais características dos grupos de invertebrados, como artrópodes, moluscos, cnidários, anelídeos, entre outros;
Os alunos serão capazes de classificar os animais em diferentes grupos de invertebrados e comparar as características morfológicas e funcionais entre esses grupos;
Os alunos reconhecerão a importância ecológica dos invertebrados e como eles contribuem para os ecossistemas,
Os alunos desenvolverão habilidades críticas ao analisar e discutir como as características dos invertebrados influenciam sua sobrevivência e comportamento.
Condução das discussões
Entendendo a atividade: O que foi feito?
Observação de imagens relacionadas aos variados invertebrados, focando na aprendizagem da biodiversidade, suas características, funções ecológicas e suas aplicações práticas, além de apoiar a conservação dos recursos naturais.
Quais os conceitos explicam os invertebrados que foram observados?
Morfologia: Forma e estrutura corporal dos invertebrados.
Diversidade e Classificação: Categorias taxonômicas e características comuns.
Função das Estruturas: Papéis específicos das características físicas para sobrevivência.
Adaptação e Ecologia: Ajustes ao ambiente e interações ecológicas.
Para além da sala de aula:
Exemplo Cotidiano: Invertebrados desempenham funções vitais em ecossistemas, como polinização, decomposição e controle de pragas e melhoria na qualidade do solo.
Atividades Científicas: Cientistas estudam os invertebrados para entender suas adaptações e ciclos de vida, aplicando esses conhecimentos para melhorar práticas agrícolas, controlar pragas e promover a conservação ambiental.
Materiais disponibilizados no kit
Ao fazer o pedido deste kit, você receberá:
01 cartão artrópode abelha - EQ335.01;
01 cartão molusco polvo - EQ335.02;
01 cartão molusco bivalve - EQ335.03;
01 cartão artrópode escorpião - EQ335.04;
01 cartão artrópode vespa - EQ335.05
01 cartlo equinodermo estrela do mar - E9335.06,
01 cartão artrópode borboleta - EQ335.07;
01 cartão artrópode barata - EQ335.08;
01 cartão artrópode lagarta - EQ335,09;
01 cartão artrópode caranguejo - EQ335.10;
01 cartão anelídeo poliqueto - EQ335.11;
01 cartão artrópode besouro - £0335.12;
01 cartão anelídeo sanguessuga - E0335.13;
01 cartão artrópode lacraia - EQ335.14;
01 cartão artrópode formiga • EQ335.15;
01 cartão artrópode piolho-de-cobra - EQ333.16;
01 cartão artrópode pulga - EQ335.17;
01 cartão artrópode ácaro - EQ335.18;
01 cartão artrópode gafanhoto - EQ335.19;
01 cartão cnidário água-viva - EQ335.20,
01 cartão artrópode mosquito - EQ335.21;
01 cartão molusco caracol - EQ335.22;
01 cartão cnidário anêmona - EQ335.23;
01 cartão artrópode craca - EQ335.24;
01 cartão molusco sepia EQ335.25
01 livro de atividades experimentais.
Materiais complementares não presentes no kit
Folhas de acordo com o número de alunos (caso opte)
Comentários
Postar um comentário