KIT BIOLOGIA Nº2 - GERMINAÇÃO
GERMINAÇÃO
Olá, professores! Daremos início a nossa aula sobre germinação. Nesse plano de aula faremos um direcionamento para o uso do Kit para o Ensino Fundamental e Médio e os conceitos devidos a cada etapa.
PLANO DE AULA
Componente Curricular: Ciências da Natureza, Biologia.
Indicação de ano: Ensino Fundamental II ou Médio
Duração prevista: 50 minutos
Abertura da aula:
Local: O experimento pode acontecer em sala de aula ou em outro espaço como pátio ou laboratório da escola.
Para começar, vamos conhecer a turma.
1- O que sabemos sobre germinação?
2- Onde e quando ela pode acontecer?
Organização da turma: Dividir a classe em grupos com 4 estudantes.
Montagem dos materiais: A montagem e separação dos materiais podem ser feitas pelo professor responsável da turma.
* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Levantamento de conhecimento prévio: Recomendamos uma roda de conversa para iniciar a atividade questionando os alunos sobre o que conhecem sobre germinação.
Desenvolvimento da prática:
1) Separar a turma em grupos com 4 estudantes;
2) Distribuir os materiais a cada grupo ( se possível nomeando os materiais );
3) 1º passo: as sementes do grupo 1 deverão ser colocadas em um potinho com água fervente por 10 minutos;
4) 2º passo: as sementes do grupo 2 deverão ser colocadas em um potinho com solução de ácido sulfúrico 1% por 30 minutos;
5) 3º passo: as sementes do grupo 3 deverão ser lixadas até que um pedaço da casca externa tenha sido retirada (escarificação mecânica), reservar;
6) Escolha um dos grupos para lavar as sementes em água corrente, secar e colocar na placa de petri forrada com papel, sem o tratamentos dos passos anteriores.
Resultado esperado: Após o tratamento das sementes, observar as mudanças que podem ocorrer dentro de uma semana e, juntos, construir uma tabela para registrar os acontecimentos.
Condução das discussões
Entendendo a prática: Vamos usar o final da montagem do experimento para explorar os conhecimentos que foram desenvolvidos durante o processo.
O que foi feito?
O que esperamos com o experimento?
Que pode explicar o fenômeno esperado (ou observado)?
Para turmas do Ensino Fundamental, o professor pode explorar conceitos como o equilíbrio termodinâmico e a vida na Terra, preservação da biodiversidade e uma introdução ao Reino Plantae e suas formas de vida.
Já no Ensino Médio, pode-se trabalhar conceitos mais profundos da botânica, como fotossíntese e fisiologia vegetal, estruturas reprodutivas das plantas e morfologia vegetal.
Para além da sala de aula: Vamos aproveitar a curiosidade para levantamento de questões dentro do cotidiano do aluno.
Você já observou a germinação em algum lugar? Como aconteceu?
É possível desenvolver técnicas de germinação eficientes para a agricultura familiar?
Atividades Similares Realizadas por Cientistas:
Pesquisa Agrícola: Cientistas estudam a germinação de sementes para desenvolver variedades de plantas mais resistentes a condições adversas, como seca ou solo pobre.
Biotecnologia: Pesquisadores utilizam técnicas avançadas para modificar geneticamente sementes, promovendo características desejáveis, como maior produtividade ou resistência a pragas.
Estudos Ecológicos: Em ecologia, a germinação das sementes é estudada para entender como as plantas se adaptam a diferentes habitats e como as mudanças climáticas afetam os ecossistemas.
Materiais disponibilizados no kit
Ao fazer o pedido deste kit, você receberá:
- 1 frasco com solução de ácido sulfúrico 1%;
- Filme PVC;
- Caneta pilot;
- 1 coador de chá;
- Lixa de unha;
- Potinhos plásticos;
- Placas de petri;
- Semente de milho e feijão.
Materiais complementares
- Para o experimento é necessário ter água limpa. Caso seja de interesse do professor, podem ser adicionados mais tipos de semente (ex: milho ou morango).
-Leitura e atividade complementar https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/germinacao-.htm#:~:text=A%20germina%C3%A7%C3%A3o%20ocorre%20quando%20as,favor%C3%A1veis%2C%20originando%20uma%20nova%20planta.&text=A%20germina%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20o%20processo,condi%C3%A7%C3%B5es%20ambientais%20adequadas%20para%20germinar.
https://www.youtube.com/watch?v=J1FdA7ibEAE
Comentários
Postar um comentário