KIT BIOLOGIA Nº2 - GERMINAÇÃO

 GERMINAÇÃO

 

Olá, professores! Daremos início a nossa aula sobre germinação. Nesse plano de aula faremos um direcionamento para o uso do Kit para o Ensino Fundamental e Médio e os conceitos devidos a cada etapa.  

 

< clique na imagem para ver o vídeo >

PLANO DE AULA

 

Componente Curricular: Ciências da Natureza, Biologia.

Indicação de ano: Ensino Fundamental II ou Médio

Duração prevista: 50 minutos

 

Abertura da aula:

Local: O experimento pode acontecer em sala de aula ou em outro espaço como pátio ou laboratório da escola.

Para começar, vamos conhecer a turma.

1- O que sabemos sobre germinação?

2- Onde e quando ela pode acontecer?

Organização da turma: Dividir a classe em grupos com 4 estudantes.

Montagem dos materiais: A montagem e separação dos materiais podem ser feitas pelo professor responsável da turma.

* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.

Levantamento de conhecimento prévio: Recomendamos uma roda de conversa para iniciar a atividade questionando os alunos sobre o que conhecem sobre germinação.  

 

Desenvolvimento da prática:

1) Separar a turma em grupos com 4 estudantes;

2) Distribuir os materiais a cada grupo ( se possível nomeando os materiais );

3) 1º passo: as sementes do grupo 1 deverão ser colocadas em um potinho com água fervente por 10 minutos;

4) 2º passo: as sementes do grupo 2 deverão ser colocadas em um potinho com solução de ácido sulfúrico 1% por 30 minutos;

5) 3º passo: as sementes do grupo 3 deverão ser lixadas  até que um pedaço da casca externa tenha sido retirada (escarificação mecânica),  reservar;

6) Escolha um dos grupos para lavar as sementes em água corrente, secar e colocar na placa de petri  forrada com papel, sem o tratamentos dos passos anteriores.

 

Resultado esperado: Após o tratamento das sementes, observar as mudanças que podem ocorrer dentro de uma semana e, juntos, construir uma tabela para registrar os acontecimentos.

 

Condução das discussões

Entendendo a prática: Vamos usar o final da montagem do experimento para explorar os conhecimentos que foram desenvolvidos durante o processo.

 O que foi feito?

O que esperamos com o experimento?

Que pode explicar o fenômeno esperado (ou observado)?

Para turmas do Ensino Fundamental, o professor pode explorar conceitos como o equilíbrio termodinâmico e a vida na Terra, preservação da biodiversidade e uma introdução ao Reino Plantae e suas formas de vida.  

Já no Ensino Médio, pode-se trabalhar conceitos mais profundos da botânica, como fotossíntese e fisiologia vegetal, estruturas reprodutivas das plantas e morfologia vegetal. 

Para além da sala de aula: Vamos aproveitar a curiosidade para levantamento de questões dentro do cotidiano do aluno.

Você já observou a germinação em algum lugar? Como aconteceu?

É possível desenvolver técnicas de germinação eficientes para a agricultura familiar?


Atividades Similares Realizadas por Cientistas:

Pesquisa Agrícola: Cientistas estudam a germinação de sementes para desenvolver variedades de plantas mais resistentes a condições adversas, como seca ou solo pobre.

Biotecnologia: Pesquisadores utilizam técnicas avançadas para modificar geneticamente sementes, promovendo características desejáveis, como maior produtividade ou resistência a pragas.

Estudos Ecológicos: Em ecologia, a germinação das sementes é estudada para entender como as plantas se adaptam a diferentes habitats e como as mudanças climáticas afetam os ecossistemas.


 

Materiais disponibilizados no kit

Ao fazer o pedido deste kit, você receberá:

-   1 frasco com solução de ácido sulfúrico 1%;

-   Filme PVC;

-   Caneta pilot;

-   1 coador de chá;

-   Lixa de unha;

-   Potinhos plásticos;

-   Placas de petri;

-   Semente de milho e feijão.

 

Materiais complementares

- Para o experimento é necessário ter água limpa. Caso seja de interesse do professor,  podem ser  adicionados mais tipos de semente (ex: milho ou morango).

-Leitura e atividade complementar https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/germinacao-.htm#:~:text=A%20germina%C3%A7%C3%A3o%20ocorre%20quando%20as,favor%C3%A1veis%2C%20originando%20uma%20nova%20planta.&text=A%20germina%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20o%20processo,condi%C3%A7%C3%B5es%20ambientais%20adequadas%20para%20germinar.

https://www.youtube.com/watch?v=J1FdA7ibEAE

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT QUÍMICA Nº 4 - Soluções

KIT QUÍMICA Nº3A (2) - Reação de simples troca e de dupla troca

KIT FÍSICA Nº3 - CALORIMETRIA