KIT QUÍMICA Nº 4 - Soluções
Oi, Professores! Aqui neste plano de aula, temos uma opção de recurso experimental para que possam trabalhar o pH com seus estudantes da melhor forma possível: praticando!
Química 4 – Soluções
O kit contempla diversos materiais que poderão ser usados para realizar experimentos para medir se um determinado composto seja básico, alcalino ou ácido; tendo como enfoque a possibilidade do manuseio dos materiais propriamente dito, essa prática evidenciará no ato um conteúdo de difícil visualização para os estudantes.
Observação:
- É importante salientar que o experimento envolverá compostos químicos de caráter ácido, podendo ser prejudicial em caso de contato direto com o material sob a pele.
- As medidas de cada composto ficam para o professor decidir, pois alguns compostos não se encontram no kit, porém de fácil acesso para quem está aplicando.
Vídeo do kit de experimento:
PLANO DE AULA
Disciplina: Química.
Curso: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Tema: (EF05CI01): Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
(EM13CNT302): Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
Duração de cada aula: 50 minutos.
Objetivos:
- Manusear de forma organizada os materiais para conduzir o experimento.
- Reconhecer o caráter de diversas substâncias.
- Verificar a alteração dos indicadores ácido-base.
- Compreender os motivos que culminaram na alteração na coloração.
- Exercitar a observação e a autonomia, respeitando as orientações do professor.
- Elaborar relatório sobre as aplicações da prática.
Abertura da aula:
Local:
A atividade pode ser realizada dentro da sala de aula, mas um laboratório seria o local mais indicado para o manuseio do material, evitando acidentes com qualquer composto.
Organização da turma:
A turma deve ser organizada em grupos de 5 pessoas, para que todos possam visualizar o experimento.
Distribuição dos materiais:
O professor distribuirá os materiais para cada grupo e o grupo deverá aguardar as orientações sobre os próximos passos a serem dados.
Os estudantes deverão ter cautela e ordem para conduzir a atividade, pois ela envolve o manuseio de vidrarias e fogo.
* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Condução:
O professor dará as instruções sobre como serão feitas as averiguações e a ordem em que serão utilizados os composto para que não se percam nas anotações durante o experimento.
Em seguida, deverá auxiliar cada grupo com a quantidade de indicador (água com folha de repolho roxo) e manuseio de cada composto.
Para que o professor tenha conhecimento de como deverá conduzir o experimento, é importante também compreender o conhecimento prévio dos estudantes diante da temática abordada, então antes de dar início a prática indague os estudantes sobre “Qual das substâncias eles acreditam ser ácida, básica ou alcalina” ou “por qual motivo é importante sabermos o caráter das substâncias”.
Desenvolvimento da prática:
Para iniciar a prática, é necessário que seja elaborada uma tabela onde tenha espaço para os 3 tubos de ensaio (A; B; C) sendo cada uma delas para separadas em: base, alcalino e ácido.
As medidas a serem utilizadas poderão ficar a critério do professor.
Fazer a identificação dos tubos de ensaio para poder situar qual é qual.
Nos tubos identificados adicione pouco menos da metade com o indicador ácido-base.
Nos beckeres também identificados, adicionar os compostos que serão averiguados (básico, alcalino e ácido).
Feita a separação peça para que os estudantes adicionem um dos compostos e anotem se houve alguma alteração.
As reações tendem a sofrerem alterações sendo elas: pH neutro= tonalidade roxa; pH ácido= tonalidade avermelhada; pH básico= tonalidade esverdeada/amarelada dependendo de quão básica for o produto.
ATENÇÃO: Instrua os estudantes sobre a importância dos cuidados com produtos químicos de caráter ácido.
Resultado esperado:
Com a conclusão do experimento e suas observações, o professor deverá retornar à questão prévia e às informações obtidas na atividade, ajudando a interpretar, oriente para que os estudantes respondam, explicando quais os fatores que os levaram a interpretar de tal forma a experiência.
É esperado que a turma consiga responder quais as variações sofridas na reação e a importância que é reconhecer determinado produto.
Relacionar o estudado com o cotidiano como por exemplo o pH que alguns alimentos possuem e em como isso poderia influenciar nas condições de vida de cada um.
Condução das discussões:
Após a prática, o professor deverá conduzir um breve debate com os estudantes evidenciando como o pH está presente em diversas coisas que consumimos e se faz presente diretamente na vida de cada um.
É possível mostrar como cada substância irá reagir, encontrando materiais de apoio na literatura e internet, para o estudante compreender que para cada composto dependendo de qual pH terá uma reação diferente.
Interessante desse experimento é que pode também ser ensinado aos estudantes como fazer em casa utilizando coisas do cotidiano para melhor fixação do conteúdo ou mesmo diversão com os colegas.
Materiais disponibilizados no kit:
Ao fazer o pedido deste kit, terá à sua disponibilidade:
Pinças de madeira.
Pote dosador.
Tubos de ensaio.
Colher plástica.
Frasco conta-gota.
Lamparina.
Fósforo.
Local de apoio para os tubos de ensaio.
Sulfato de cobre - (CuSO45H2O)
Solução saturada de acetato de cálcio - Ca(C2H3O2)2
Álcool etílico - CH3CH2OH
Materiais a serem fornecidos pelo professor:
- Professor (a), deverá disponibilizar o indicador e para preparar você precisará de:
- Uma folha de repolho roxo.
- 1L de água.
- Você deverá bater a folha de repolho roxo no liquidificador até misturar bem.
- Reserve o indicador na geladeira caso não for utilizar no dia, pois o nível de decomposição é rápido e preservar em ambiente frio deverá retardar a decomposição, se quiser reservar por um período, é indicado aplicar uma gota de formol para maior durabilidade.
- O kit infelizmente não contempla alguns materiais para essa aula, porém todos os produtos são de fácil acesso; para aplicar a aula prática forneça materiais de pH variado.
Ácido:
- Suco de limão.
- Soda cáustica.
- Vinagre.
Neutro:
- Água.
- Detergente.
- Leite
Básica:
- Água sanitária.
- Amônia.
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