KIT QUÍMICA Nº 4 - Soluções



Às vezes a “Solução” está no PH 

Oi, Professores! Aqui neste plano de aula, temos uma opção de recurso experimental para que possam trabalhar o pH com seus estudantes da melhor forma possível: praticando!


Química 4 – Soluções 


O kit contempla diversos materiais que poderão ser usados para realizar experimentos para medir se um determinado composto seja básico, alcalino ou ácido; tendo como enfoque a possibilidade do manuseio dos materiais propriamente dito, essa prática evidenciará no ato um conteúdo de difícil visualização para os estudantes. 


Observação:

- É importante salientar que o experimento envolverá compostos químicos de caráter ácido, podendo ser prejudicial em caso de contato direto com o material sob a pele.

- As medidas de cada composto ficam para o professor decidir, pois alguns compostos não se encontram no kit, porém de fácil acesso para quem está aplicando.


Vídeo do kit de experimento:

clique e assista!

PLANO DE AULA

Disciplina: Química.

Curso: Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Tema: (EF05CI01): Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras. 


(EM13CNT302): Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.


Duração de cada aula: 50 minutos.


Objetivos:

- Manusear de forma organizada os materiais para conduzir o experimento.

- Reconhecer o caráter de diversas substâncias.

- Verificar a alteração dos indicadores ácido-base.

- Compreender os motivos que culminaram na alteração na coloração. 

- Exercitar a observação e a autonomia, respeitando as orientações do professor.

- Elaborar relatório sobre as aplicações da prática.

Abertura da aula:

 Local: 

A atividade pode ser realizada dentro da sala de aula, mas um laboratório seria o local mais  indicado para o manuseio do material, evitando acidentes com qualquer composto.

 Organização da turma: 

A turma deve ser organizada em grupos de 5 pessoas, para que todos possam visualizar o experimento.

Distribuição dos materiais: 

O professor distribuirá os materiais para cada grupo e o grupo deverá aguardar as orientações sobre os próximos passos a serem dados. 

Os estudantes deverão ter cautela e ordem para conduzir a atividade, pois ela envolve o manuseio de vidrarias e fogo.

* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.


Condução: 

O professor dará as instruções sobre como serão feitas as averiguações e a ordem em que serão utilizados os composto para que não se percam nas anotações durante o experimento.

Em seguida, deverá auxiliar cada grupo com a quantidade de indicador (água com folha de repolho roxo) e manuseio de cada composto.

Para que o professor tenha conhecimento de como deverá conduzir o experimento, é importante também compreender o conhecimento prévio dos estudantes diante da temática abordada, então antes de dar início a prática indague os estudantes sobre “Qual das substâncias eles acreditam ser ácida, básica ou alcalina” ou “por qual motivo é importante sabermos o caráter das substâncias”. 


Desenvolvimento da prática:

  1. Para iniciar a prática, é necessário que seja elaborada uma tabela onde tenha espaço para os 3 tubos de ensaio (A; B; C) sendo cada uma delas para separadas em: base, alcalino e ácido.

  2. As medidas a serem utilizadas poderão ficar a critério do professor.

  3. Fazer a identificação dos tubos de ensaio para poder situar qual é qual.

  4. Nos tubos identificados adicione pouco menos da metade com o indicador ácido-base.

  5. Nos beckeres também identificados, adicionar os compostos que serão averiguados (básico, alcalino e ácido).

  6. Feita a separação peça para que os estudantes adicionem um dos compostos e anotem se houve alguma alteração. 

  7. As reações tendem a sofrerem alterações sendo elas: pH neutro= tonalidade roxa; pH ácido= tonalidade avermelhada; pH básico= tonalidade esverdeada/amarelada dependendo de quão básica for o produto. 


ATENÇÃO: Instrua os estudantes sobre a importância dos cuidados com produtos químicos de caráter ácido.


Resultado esperado

  • Com a conclusão do experimento e suas observações, o  professor deverá retornar à questão prévia e às informações obtidas na atividade, ajudando a interpretar, oriente para que os estudantes respondam, explicando quais os fatores que os levaram a interpretar de tal forma a experiência.

  • É esperado que a turma consiga responder quais as variações sofridas na reação e a importância que é reconhecer determinado produto.

  • Relacionar o estudado com o cotidiano como por exemplo o pH que alguns alimentos possuem e em como isso poderia influenciar nas condições de vida de cada um.


Condução das discussões:

Após a prática, o professor deverá conduzir um breve debate com os estudantes evidenciando como o pH está presente em diversas coisas que consumimos e se faz presente diretamente na vida de cada um.

É possível mostrar como cada substância irá reagir, encontrando materiais de apoio na literatura e internet, para o estudante compreender que para cada composto dependendo de qual pH  terá uma reação diferente.

Interessante desse experimento é que pode também ser ensinado aos estudantes como fazer em casa utilizando coisas do cotidiano para melhor fixação do conteúdo ou mesmo diversão com os colegas.

Materiais disponibilizados no kit:

Ao fazer o pedido deste kit, terá à sua disponibilidade:

  • Pinças de madeira.  

  • Pote dosador.

  • Tubos de ensaio.

  • Colher plástica.

  • Frasco conta-gota.

  • Lamparina.

  • Fósforo.

  • Local de apoio para os tubos de ensaio.

  • Sulfato de cobre - (CuSO45H2O)

  • Solução saturada de acetato de cálcio - Ca(C2H3O2)2

  • Álcool etílico - CH3CH2OH 


Materiais a serem fornecidos pelo professor:

- Professor (a), deverá disponibilizar o indicador e para preparar você precisará de:

- Uma folha de repolho roxo.

- 1L de água.

- Você deverá bater a folha de repolho roxo no liquidificador até misturar bem.

- Reserve o indicador na geladeira caso não for utilizar no dia, pois o nível de decomposição é rápido e preservar em ambiente frio deverá retardar a decomposição, se quiser reservar por um período, é indicado aplicar uma gota de formol para maior durabilidade.

- O kit infelizmente não contempla alguns materiais para essa aula, porém todos os produtos são de fácil acesso; para aplicar a aula prática forneça materiais de pH variado.

 Ácido: 

- Suco de limão. 

- Soda cáustica.

- Vinagre.

Neutro: 

- Água.

- Detergente.

- Leite

Básica: 

- Água sanitária.

- Amônia.




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