KIT BIOLOGIA Nº 8.4 - Transcrição




 Desenrolando o DNA

Olá, professores! Muitas vezes, falar sobre DNA com as turmas nos deixa super enrolados, não é mesmo?! Nesse plano de aula, vocês encontrarão informações sobre como aproveitar um recurso visual para a construção dos conhecimentos científicos acerca da transcrição do DNA. 


Kit de Biologia 8.4 - Transcrição 


O material inclui modelos tridimensionais em plástico das estruturas que compõem as moléculas de DNA e RNA: 

  • Fosfato+açúcar (ribose e desoxirribose);

  • Bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina, timina e uracila);

  • Ligações de hidrogênio. 

Com ele, podemos abordar o processo de transcrição, por meio do qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA. 



PLANO DE AULA 

Disciplina: Biologia. 

Curso: Ensino Médio. 

Tema: (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, nos seres vivos e no corpo humano, interpretando os mecanismos de manutenção da vida com base nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia.

Duração de cada aula: 50 minutos. 

Objetivos: 

  • Compreender as estruturas básicas que formam a molécula de DNA e RNA de todos os seres vivos;

  • Verificar como e porque ocorre a transcrição do DNA;

  • Descrever as etapas do processo de transcrição do DNA;

  • Compreender como age o complexo enzimático RNA polimerase.

Abertura da aula: 

Local: Sala de aula. 

Organização da turma: os estudantes devem ser organizados em grupos de quatro.

Distribuição dos materiais: O professor fará a montagem com o material de uma fita de DNA para cada grupo e distribuirá os materiais para a montagem da fita do RNA. Recomenda-se que o professor utilize fitas com até 8 pares de bases.


* Recomendamos que os alunos tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.


Condução: Perguntas que podem ser apresentadas aos alunos: 

1 - Vocês sabem como ocorre a síntese de proteína nas nossas células?

2 - Qual a diferença entre DNA e RNA? 

Desenvolvimento da prática: 

1) Após organização da turma e distribuição do material.

2) Cada aluno será encarregado de uma das etapas da transcrição: abertura da dupla-fita (1), síntese da molécula de RNA (2), liberação da fita de de RNA (3) e fechamento da dupla-fita (4). 

3) Por fim, o professor irá avaliar se as fitas de RNA estão corretas de acordo com a complementaridade dos pares de bases. 

Resultado esperado: é de se esperar que os alunos terminem a atividade compreendendo o “passo a passo” da transcrição e as propriedades das bases nitrogenadas.

Condução das discussões: 

Após a finalização do experimento, pode-se perguntar aos estudantes quais os passos que precisaram fazer para realizar a síntese da fita de RNA. É interessante questionar porque nem todas as combinações são possíveis,  explicando que as bases nitrogenadas adenina e uracila se ligam por duas ligações de hidrogênio, enquanto a guanina e a citosina fazem isso  por três ligações.

Todos os seres vivos são compostos por células que portam material genético como o DNA e o RNA, a transcrição é um processo que leva a formação de uma fita de RNA que posteriormente será utilizada para a formação de proteínas essenciais para o funcionamento da  célula. Durante a discussão, comente com os estudantes que esse processo ocorre a todo momento nas células e o quão é importante para o funcionamento do nosso corpo como um todo.


Materiais disponibilizados no kit:

Ao fazer o pedido deste kit, terá à sua disponibilidade:

  • Modelos tridimensionais;


Materiais complementares:

  • Você pode providenciar materiais complementares, como vídeos que demonstrem o mesmo processo.

  • Do DNA à Proteína: https://www.youtube.com/watch?v=6nxRxoGME_I

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