KIT BIOLOGIA Nº 8.4 - Transcrição
Desenrolando o DNA
Olá, professores! Muitas vezes, falar sobre DNA com as turmas nos deixa super enrolados, não é mesmo?! Nesse plano de aula, vocês encontrarão informações sobre como aproveitar um recurso visual para a construção dos conhecimentos científicos acerca da transcrição do DNA.
Kit de Biologia 8.4 - Transcrição
O material inclui modelos tridimensionais em plástico das estruturas que compõem as moléculas de DNA e RNA:
Fosfato+açúcar (ribose e desoxirribose);
Bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina, timina e uracila);
Ligações de hidrogênio.
Com ele, podemos abordar o processo de transcrição, por meio do qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA.
PLANO DE AULA
Disciplina: Biologia.
Curso: Ensino Médio.
Tema: (EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, nos seres vivos e no corpo humano, interpretando os mecanismos de manutenção da vida com base nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia.
Duração de cada aula: 50 minutos.
Objetivos:
Compreender as estruturas básicas que formam a molécula de DNA e RNA de todos os seres vivos;
Verificar como e porque ocorre a transcrição do DNA;
Descrever as etapas do processo de transcrição do DNA;
Compreender como age o complexo enzimático RNA polimerase.
Abertura da aula:
Local: Sala de aula.
Organização da turma: os estudantes devem ser organizados em grupos de quatro.
Distribuição dos materiais: O professor fará a montagem com o material de uma fita de DNA para cada grupo e distribuirá os materiais para a montagem da fita do RNA. Recomenda-se que o professor utilize fitas com até 8 pares de bases.
* Recomendamos que os alunos tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Condução: Perguntas que podem ser apresentadas aos alunos:
1 - Vocês sabem como ocorre a síntese de proteína nas nossas células?
2 - Qual a diferença entre DNA e RNA?
Desenvolvimento da prática:
1) Após organização da turma e distribuição do material.
2) Cada aluno será encarregado de uma das etapas da transcrição: abertura da dupla-fita (1), síntese da molécula de RNA (2), liberação da fita de de RNA (3) e fechamento da dupla-fita (4).
3) Por fim, o professor irá avaliar se as fitas de RNA estão corretas de acordo com a complementaridade dos pares de bases.
Resultado esperado: é de se esperar que os alunos terminem a atividade compreendendo o “passo a passo” da transcrição e as propriedades das bases nitrogenadas.
Condução das discussões:
Após a finalização do experimento, pode-se perguntar aos estudantes quais os passos que precisaram fazer para realizar a síntese da fita de RNA. É interessante questionar porque nem todas as combinações são possíveis, explicando que as bases nitrogenadas adenina e uracila se ligam por duas ligações de hidrogênio, enquanto a guanina e a citosina fazem isso por três ligações.
Todos os seres vivos são compostos por células que portam material genético como o DNA e o RNA, a transcrição é um processo que leva a formação de uma fita de RNA que posteriormente será utilizada para a formação de proteínas essenciais para o funcionamento da célula. Durante a discussão, comente com os estudantes que esse processo ocorre a todo momento nas células e o quão é importante para o funcionamento do nosso corpo como um todo.
Materiais disponibilizados no kit:
Ao fazer o pedido deste kit, terá à sua disponibilidade:
Modelos tridimensionais;
Materiais complementares:
Você pode providenciar materiais complementares, como vídeos que demonstrem o mesmo processo.
Do DNA à Proteína: https://www.youtube.com/watch?v=6nxRxoGME_I
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