KIT QUÍMICA Nº 4 - Soluções



Está procurando “Soluções”? Aqui está!

Oi, Professores! Aqui neste plano de aula, temos uma opção de recurso experimental para que você possa trabalhar a Solubilidade com seus alunos.

Química 4 – Soluções 

O kit possui materiais que poderão ser usados para realizar experimentos de solubilidade, tendo como enfoque a possibilidade do manuseio dos materiais.

Ele é composto por recipientes graduados, misturadores, colheres, hidróxido de alumínio – Al(OH)3, Cloreto de sódio – Nacl (sal de cozinha), Sacarose – C12H22O11 (açúcar), água (a ser providenciado pelo professor).

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PLANO DE AULA

Disciplina: Química

Curso: Ensino Fundamental e Ensino Médio

Tema: EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

Duração de cada aula: 50 minutos

Objetivos:

- Manusear de forma organizada e ordenada, os materiais para conduzir o experimento.

- Verificar a solubilidade de diferentes substâncias em água. 

- Exercitar a observação e a autonomia, respeitando as orientações do professor.

Abertura da aula:

Local: 

A atividade poderá ser realizada em sala de aula, assim como também em laboratório caso a escola disponha deste local.

Organização da turma: 

Os estudantes deverão se organizar em grupos de até 5 integrantes.

Distribuição dos materiais: 

O professor distribuirá os materiais de medição (recipientes graduados, misturadores, colheres) para cada grupo, que deverá aguardar as orientações sobre as quantidades de cada reagente. 

Os estudantes deverão ter cautela e ordem para conduzir o experimento. O professor deve lembrá-los de que os materiais não são descartáveis e que deverão ser contabilizados e devolvidos ao kit no final do experimento.

* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.

Condução: 

O professor dará as instruções e orientações sobre como serão feitas as medições e a ordem em que serão utilizados os reagentes/água.

Em seguida, deverá auxiliar cada grupo com a quantidade de água e manuseio de cada reagente.

O professor então iniciará o experimento com a seguinte questão prévia: 

- Qual das substâncias, à temperatura ambiente, é mais solúvel em água: hidróxido de alumínio – Al(OH)3, Cloreto de sódio – NaCl ou Sacarose – C12H22O11?

Desenvolvimento da prática:

1) Nos recipientes graduados identificados como A, B e C, os estudantes deverão colocar a água até a marca de 5 mL.

O professor então indicará o recipiente A e deverá solicitar aos grupos que acrescentem aos poucos o hidróxido de alumínio, usando como material de medição a colher. Os estudantes deverão usar o misturador para dissolver o produto.

Nesse momento, o professor deverá fazer a observação sobre a solubilidade desta primeira medida do reagente e, então, pedir para que os alunos repitam o procedimento, anotando quantas colheres foram usadas até perceberem que no fundo do recipiente há a presença de uma pequena quantidade de hidróxido de alumínio não dissolvido.

2) Os grupos  deverão repetir o procedimento no recipiente B com cloreto de sódio e no recipiente C com sacarose, não esquecendo de anotar a quantidade de colheres usadas em cada recipiente. 

3) Os estudantes deverão então determinar a solubilidade das substâncias na temperatura ambiente, para cada 5 mL de água, levando em consideração que:

1 colherinha de açúcar tem 0,5 g aproximadamente

1 colherinha de sal tem 0,8 g aproximadamente

1 colherinha de hidróxido de alumínio tem 1,0 g aproximadamente

Resultado esperado

Por fim, o professor deverá retornar à questão prévia e pedir para que a turma responda por escrito, justificando a resposta.

Espera-se que os estudantes consigam responder à questão prévia e que saibam  justificá-la, ao unir teoria e prática sobre solubilidade.

Condução das discussões

Após a prática, o professor deverá conduzir um breve debate sobre a justificativa da questão prévia que cada grupo respondeu, acerca do experimento e as observações que foram feitas e corrigir e explicar possíveis dúvidas que surgirem sobre a matéria e experimento.

Alguns exemplos que podem ser usados para conduzir o debate, é o depósito de açúcar no fundo do recipiente onde fazemos o suco ou o achocolatado acumulado no fundo do copo que não se dilui no leite. 

Materiais a serem fornecidos pelo professor

- Professor (a), não esqueça de providenciar previamente a água para o experimento.



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