KIT BIOLOGIA Nº 7 - Microscopia: Célula animal e vegetal




Descobrindo as Células, a utilização do Microscópio como ferramenta de Ensino

Ei, professor! Quer aumentar o aprendizado de seus alunos? Que tal um microscópio?

 Microscopia: Célula animal e vegetal

O experimento tem como finalidade, que o aluno possa vivenciar em sala de aula a prática da utilização e manuseio do microscópio. Esse experimento possibilita que o aluno observe a célula vegetal, seu formato, cloroplastos, núcleos e estômatos, a partir do preparo de material fresco.

Além da observação das células vegetais, o kit possui um laminário contendo diferentes tecidos e células animais que possibilitam a observação da forma, do tamanho e do núcleo.

Finalmente, o Kit possibilita a observação de microrganismos como fungos, bactérias, algas e protozoários.

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 KIT-BIOLOGIA-N7

PLANO DE AULA

Disciplina:  Ciências da Natureza/ Biologia.

Curso: Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Tema: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Duração de cada aula: 50 minutos, serão necessárias 2 aulas.

Objetivos:

  • Observar e identificar os tipos celulares, bem como suas estruturas, em diferentes lâminas;
  • Relacionar a morfologia das células às suas adaptações e ambientes em que vivem;
  • Vivenciar na prática conceitos abstratos;
  • Desenvolver conhecimentos e habilidades, que motivem e estimulem a autonomia.

 Abertura da aula:

Local: Atividade pode ser realizada em sala de aula ou em outro espaço de preferência que haja espaço suficiente para melhor desempenho da atividade.

Organização da turma:

Os alunos serão responsáveis pela preparação das lâminas a fresco;

Organizar grupos de alunos de forma que todas as lâminas preparadas por eles sejam observadas no microscópio;

Distribuição dos materiais:

Todos os materiais utilizados para a atividade podem ser observados e manuseados pelos alunos desde que haja apresentação prévia de boas práticas de utilização;

Os materiais que serão utilizados para preparação de lâminas a fresco devem ser levados pelo professor;

O professor fica responsável em ligar o microscópio e projetá-lo na TV ou notebook, além de apresentar as lâminas já preparadas do laminário, projetando as imagens e permitindo que os alunos observem o material no microscópio;

O professor deve auxiliar os alunos no manuseio do microscópio para uma boa utilização do mesmo, e para que a atividade ocorra de maneira saudável;

* Recomendamos que os alunos tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.

Condução:

Os alunos deverão responder à questão prévia (indicada abaixo) em duplas e por escrito antes de iniciar a atividade.

A aula será conduzida pelo professor que deve auxiliar os alunos na utilização e manuseio dos materiais, incentivando o trabalho em grupo, a elaboração de hipóteses, a curiosidade e o senso crítico.

Ao final da atividade, o professor deverá retomar a questão inicial para debate com toda turma.

Desenvolvimento da prática:

1) Questão Prévia:

Por que, mesmo vivendo sob condições muito diferentes, todos os seres vivos têm as mesmas necessidades básicas (respirar, alimentar, excretar)?

2) Práticas a Fresco:

Observação de células de Elodea sp:

  • Retirar uma folhinha de Elodea sp (planta ornamental de aquário) e colocá-la sobre uma lâmina;
  • Com o conta gotas, colocar 1 gota de água sobre a folha;
  • Cobrir com uma lamínula, retirar o excesso de água com papel absorvente, levar ao microscópio;
  • Focalizar a amostra e observar;
  • Desenhar o que foi observado.

Observação de células de cebola:

  • Retirar a "película" da cebola (camada de célula) com a gilete com muito cuidado (recomenda-se que o professor traga o material) colocar a amostra em um recipiente plástico contendo água;
  • Com um pincel, transferir a película da cebola para a lâmina;
  • Colocar 1 gota de azul de metileno em cima da amostra, cobrir com uma lamínula, retirar o excesso e levar ao microscópio para observação;
  • Desenhar o que foi observado.

Observação das células da mucosa bucal humana:

  • Raspar internamente a bochecha com o palito de sorvete;
  • Transferir o material para a lâmina;
  • Pingar uma gota de azul de metileno, cobrir com 1 lamínula e retirar o excesso;
  • Levar ao microscópio e observar;
  • Desenhar o que foi observado.

3) Observação de alguma das lâminas histológicas:

  • Escolher alguma das lâminas histológicas;
  • Desenhar as células e identificar suas estruturas (membrana, citoplasma e núcleo) quando visíveis.

 Resultado esperado:

Espera-se que os alunos, a partir desta prática, sejam capazes de compreender e identificar as diferenças morfológicas entre os tipos celulares das amostras observadas.

 Condução das discussões:

Após serem feitos todos os experimentos, o professor inicia discussão, deixando que os alunos relatem as experiências com a atividade.  Pretende-se que o aluno consiga diferenciar as estruturas das células animais e vegetais, promovendo a compreensão do aluno por meio de atividades práticas.

Entendendo a prática:

A prática visa dar aos alunos conhecimentos básicos da estrutura e funcionamento da célula, de modo a capacitá-los para o entendimento, do desenvolvimento de espécies vegetais e animais, fungos e bactérias.

Mostrar aos alunos a diversidade de amostras que podem ser observadas no microscópio e o leque de pesquisas com diferentes espécies podem ser desenvolvidas por cientistas com utilização do microscópio;

Trazer questões, debates para que os alunos possam responder com base no que foi observado e buscando similaridade com o cotidiano;

Sugestões:

  1. Qual a diferença entre as células de bactérias e de fungos? E entre a célula vegetal e animal?

  2. Qual é a menor parte de um vivo que ainda é capaz de se alimentar, respirar, reproduzir e excretar?

  3. Existe algum organismo vivo que não seja composto por células?

  4. O formato da célula está relacionado com sua função?

  5. Responda novamente à questão prévia e compare com a resposta dada antes de realizar esta atividade.

 Materiais disponibilizados no kit :

  • Microscópio com projeção na TV ou notebook;
  • Laminário (contendo 12 lâminas preparadas);
  • Lâminas para preparo;
  • Lamínulas;
  • Conta-gotas;
  • Palito de sorvete;
  • Pincel;
  • Bisturi;
  • Tampas plásticas para colocar os cortes;
  • Potinhos para água;
  • Papel absorvente;
  • Corante azul de metileno;
  • Óleo de imersão.

Materiais a serem fornecidos pelo professor:

  • Cebola;
  • Folhinha de Elodea sp (planta ornamental de aquário);
  • Entre outras amostras que achar interessante para observação.

Materiais complementares:

O professor pode fazer uso de materiais complementares como, vídeos, textos, artigos, experimentos entre outros.


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