KIT BIOLOGIA Nº 7 - Microscopia: Célula animal e vegetal
Descobrindo as Células, a utilização do Microscópio como ferramenta de Ensino
Ei, professor! Quer aumentar o aprendizado de seus alunos? Que tal um microscópio?
Microscopia: Célula animal e vegetal
O experimento tem como finalidade, que o aluno possa vivenciar em sala de aula a prática da utilização e manuseio do microscópio. Esse experimento possibilita que o aluno observe a célula vegetal, seu formato, cloroplastos, núcleos e estômatos, a partir do preparo de material fresco.
Além da observação das células vegetais, o kit possui um laminário contendo diferentes tecidos e células animais que possibilitam a observação da forma, do tamanho e do núcleo.
Finalmente, o Kit possibilita a observação de microrganismos como fungos, bactérias, algas e protozoários.
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PLANO DE AULA
Disciplina: Ciências da Natureza/ Biologia.
Curso: Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
Tema: (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Duração de cada aula: 50 minutos, serão necessárias 2 aulas.
Objetivos:
- Observar e identificar os tipos celulares, bem como suas estruturas, em diferentes lâminas;
- Relacionar a morfologia das células às suas adaptações e ambientes em que vivem;
- Vivenciar na prática conceitos abstratos;
- Desenvolver conhecimentos e habilidades, que motivem e estimulem a autonomia.
Abertura da aula:
Local: Atividade pode ser realizada em sala de aula ou em outro espaço de preferência que haja espaço suficiente para melhor desempenho da atividade.
Organização da turma:
Os alunos serão responsáveis pela preparação das lâminas a fresco;
Organizar grupos de alunos de forma que todas as lâminas preparadas por eles sejam observadas no microscópio;
Distribuição dos materiais:
Todos os materiais utilizados para a atividade podem ser observados e manuseados pelos alunos desde que haja apresentação prévia de boas práticas de utilização;
Os materiais que serão utilizados para preparação de lâminas a fresco devem ser levados pelo professor;
O professor fica responsável em ligar o microscópio e projetá-lo na TV ou notebook, além de apresentar as lâminas já preparadas do laminário, projetando as imagens e permitindo que os alunos observem o material no microscópio;
O professor deve auxiliar os alunos no manuseio do microscópio para uma boa utilização do mesmo, e para que a atividade ocorra de maneira saudável;
* Recomendamos que os alunos tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Condução:
Os alunos deverão responder à questão prévia (indicada abaixo) em duplas e por escrito antes de iniciar a atividade.
A aula será conduzida pelo professor que deve auxiliar os alunos na utilização e manuseio dos materiais, incentivando o trabalho em grupo, a elaboração de hipóteses, a curiosidade e o senso crítico.
Ao final da atividade, o professor deverá retomar a questão inicial para debate com toda turma.
Desenvolvimento da prática:
1) Questão Prévia:
Por que, mesmo vivendo sob condições muito diferentes, todos os seres vivos têm as mesmas necessidades básicas (respirar, alimentar, excretar)?
2) Práticas a Fresco:
Observação de células de Elodea sp:
- Retirar uma folhinha de Elodea sp (planta ornamental de aquário) e colocá-la sobre uma lâmina;
- Com o conta gotas, colocar 1 gota de água sobre a folha;
- Cobrir com uma lamínula, retirar o excesso de água com papel absorvente, levar ao microscópio;
- Focalizar a amostra e observar;
- Desenhar o que foi observado.
Observação de células de cebola:
- Retirar a "película" da cebola (camada de célula) com a gilete com muito cuidado (recomenda-se que o professor traga o material) colocar a amostra em um recipiente plástico contendo água;
- Com um pincel, transferir a película da cebola para a lâmina;
- Colocar 1 gota de azul de metileno em cima da amostra, cobrir com uma lamínula, retirar o excesso e levar ao microscópio para observação;
- Desenhar o que foi observado.
Observação das células da mucosa bucal humana:
- Raspar internamente a bochecha com o palito de sorvete;
- Transferir o material para a lâmina;
- Pingar uma gota de azul de metileno, cobrir com 1 lamínula e retirar o excesso;
- Levar ao microscópio e observar;
- Desenhar o que foi observado.
3) Observação de alguma das lâminas histológicas:
- Escolher alguma das lâminas histológicas;
- Desenhar as células e identificar suas estruturas (membrana, citoplasma e núcleo) quando visíveis.
Resultado esperado:
Espera-se que os alunos, a partir desta prática, sejam capazes de compreender e identificar as diferenças morfológicas entre os tipos celulares das amostras observadas.
Condução das discussões:
Após serem feitos todos os experimentos, o professor inicia discussão, deixando que os alunos relatem as experiências com a atividade. Pretende-se que o aluno consiga diferenciar as estruturas das células animais e vegetais, promovendo a compreensão do aluno por meio de atividades práticas.
Entendendo a prática:
A prática visa dar aos alunos conhecimentos básicos da estrutura e funcionamento da célula, de modo a capacitá-los para o entendimento, do desenvolvimento de espécies vegetais e animais, fungos e bactérias.
Mostrar aos alunos a diversidade de amostras que podem ser observadas no microscópio e o leque de pesquisas com diferentes espécies podem ser desenvolvidas por cientistas com utilização do microscópio;
Trazer questões, debates para que os alunos possam responder com base no que foi observado e buscando similaridade com o cotidiano;
Sugestões:
Qual a diferença entre as células de bactérias e de fungos? E entre a célula vegetal e animal?
Qual é a menor parte de um vivo que ainda é capaz de se alimentar, respirar, reproduzir e excretar?
Existe algum organismo vivo que não seja composto por células?
O formato da célula está relacionado com sua função?
Responda novamente à questão prévia e compare com a resposta dada antes de realizar esta atividade.
Materiais disponibilizados no kit :
- Microscópio com projeção na TV ou notebook;
- Laminário (contendo 12 lâminas preparadas);
- Lâminas para preparo;
- Lamínulas;
- Conta-gotas;
- Palito de sorvete;
- Pincel;
- Bisturi;
- Tampas plásticas para colocar os cortes;
- Potinhos para água;
- Papel absorvente;
- Corante azul de metileno;
- Óleo de imersão.
Materiais a serem fornecidos pelo professor:
- Cebola;
- Folhinha de Elodea sp (planta ornamental de aquário);
- Entre outras amostras que achar interessante para observação.
Materiais complementares:
O professor pode fazer uso de materiais complementares como, vídeos, textos, artigos, experimentos entre outros.
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