Título da postagem - Kit X nome kit
Texto inicial em tom de diálogo com o professor, indicando qual área de conhecimento será trabalhada.
NOME DO KIT
Breve descrição do material, enfocando os conceitos
que aborda.
<link de vídeo de montagem do
experimento >
PLANO DE AULA
Disciplina: Ciências da Natureza/ Biologia/
Química/Física/ Matemática
Curso: ano e etapa da educação básica
Tema: Retirado dos objetos de conhecimento da
BNCC
Duração de cada aula: 50 minutos
Objetivos:
-
Escrita de verbos no infinitivo na perspectiva do que os alunos desenvolvem e
não do que a professora faz
-
Sequência de até 3 objetivos, variando entre conceituais, procedimentais e
atitudinais
Abertura
da aula:
Local: indicar se a atividade acontece em sala
de aula ou em outro espaço
Organização
da turma: indicar se as
carteiras estão em fileiras, em círculo ou em agrupamentos (quantidade de
alunos). Detalhar outros elementos que sejam pertinentes
Distribuição
dos materiais: Indicar se
a montagem é feita pelos alunos ou pelos professores e se há necessidade de
preparo prévio
*
Recomendamos que os alunos tenham alguns instantes para explorar os materiais
antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala
do professor.
Condução: Propor perguntas iniciais que os
professores possam fazer para que a turma levante hipóteses e se engaje no
experimento.
Desenvolvimento da prática
1)
descrever cada etapa de condução do professor e o que é esperado dos estudantes
2)
descrever cada etapa de condução do professor e o que é esperado dos estudantes
3)
descrever cada etapa de condução do professor e o que é esperado dos estudantes
Resultado
esperado: destacar o
que pode ser observado com o experimento
Condução
das discussões
Entendendo
a prática: Indicar
pontos de debate e conceitos diretamente relacionados ao experimento: O que foi
feito? Porque o experimento deu certo? Que conceitos explicam o fenômeno
observado?
Para
além da prática: Indicar
conceitos posteriores a serem trabalhados a partir da prática
Para
além da sala de aula: Exemplificar
generalizações que podem ser feitas pelo professor, indicando onde o fenômeno
ocorre em nosso cotidiano ou se atividades similares são realizadas por cientistas
Materiais
-
Mencionar materiais complementares utilizados em aula (textos, links, vídeos,
papelaria...)
-
Ficar atento ao fato que que alguns kits exigem material complementar
organizado pelo professor e isso deve ser descrito aqui.
Comentários
Postar um comentário