Título da postagem - Kit X nome kit



Texto inicial em tom de diálogo com o professor, indicando qual área de conhecimento será trabalhada.

 

NOME DO KIT

Breve descrição do material, enfocando os conceitos que aborda.

<link de vídeo de montagem do experimento >

 

PLANO DE AULA

Disciplina:  Ciências da Natureza/ Biologia/ Química/Física/ Matemática

Curso: ano e etapa da educação básica

Tema: Retirado dos objetos de conhecimento da BNCC

Duração de cada aula: 50 minutos

Objetivos:

- Escrita de verbos no infinitivo na perspectiva do que os alunos desenvolvem e não do que a professora faz

- Sequência de até 3 objetivos, variando entre conceituais, procedimentais e atitudinais

 

Abertura da aula:

Local: indicar se a atividade acontece em sala de aula ou em outro espaço

Organização da turma: indicar se as carteiras estão em fileiras, em círculo ou em agrupamentos (quantidade de alunos). Detalhar outros elementos que sejam pertinentes

Distribuição dos materiais: Indicar se a montagem é feita pelos alunos ou pelos professores e se há necessidade de preparo prévio

* Recomendamos que os alunos tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.

Condução: Propor perguntas iniciais que os professores possam fazer para que a turma levante hipóteses e se engaje no experimento.

 

Desenvolvimento da prática

1) descrever cada etapa de condução do professor e o que é esperado dos estudantes

2) descrever cada etapa de condução do professor e o que é esperado dos estudantes

3) descrever cada etapa de condução do professor e o que é esperado dos estudantes

Resultado esperado: destacar o que pode ser observado com o experimento

 

Condução das discussões

Entendendo a prática: Indicar pontos de debate e conceitos diretamente relacionados ao experimento: O que foi feito? Porque o experimento deu certo? Que conceitos explicam o fenômeno observado?

Para além da prática: Indicar conceitos posteriores a serem trabalhados a partir da prática

Para além da sala de aula: Exemplificar generalizações que podem ser feitas pelo professor, indicando onde o fenômeno ocorre em nosso cotidiano ou se atividades similares são realizadas por cientistas

 

Materiais

- Mencionar materiais complementares utilizados em aula (textos, links, vídeos, papelaria...)

- Ficar atento ao fato que que alguns kits exigem material complementar organizado pelo professor e isso deve ser descrito aqui.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT BIOLOGIA Nº2 - GERMINAÇÃO

KIT FÍSICA Nº3 - CALORIMETRIA

KIT QUÍMICA Nº 4 - Soluções