KIT BIOLOGIA Nº 2: INCLUSÃO SENSORIAL

 CONJUNTO DE INCLUSÃO SENSORIAL


Olá, professores! Vamos explorar o universo sensorial com o Kit de Inclusão Sensorial? Com este plano, seus alunos irão descobrir de forma prática e divertida como nossos sentidos nos ajudam a entender o mundo ao nosso redor!


Clique na imagem e veja o vídeo!



Plano de Aula: Conjunto de Inclusão sensorial

Componente Curricular: Biologia

Indicação de ano: A partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Duração prevista: 50 minutos


Abertura da Aula

Local: Sala de aula

Organização da turma: Separar os alunos em 4 grupos.

Montagem dos materiais: Os materiais devem ser montados pelo professor.

* Para o experimento Teste seu olfato, é necessário adquirir alguma substância cheirosa. 

* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.

Levantamento de conhecimento prévio:

  •  Quais são os cinco sentidos que usamos para conhecer o mundo ao nosso redor?

  • Como vocês acham que as pessoas podem perceber as coisas de maneira diferente?

  • O que pode acontecer se alguém não conseguir usar um dos seus sentidos? Como isso pode afetar a maneira como essa pessoa aprende ou brinca?

  • Como vocês acham que poderíamos ajudar um amigo que tem dificuldades com um dos sentidos?

  • Vocês conseguem pensar em alguma situação em que um sentido pode ser mais importante do que os outros? Por exemplo, quando estamos na escola ou brincando?

  • Se você tivesse que escolher uma maneira diferente de brincar ou aprender sem usar um dos seus sentidos, como faria isso?

  • Vocês já experimentaram alguma vez sentir um cheiro ou ouvir um som muito diferente do normal? Como foi essa experiência para vocês?


Desenvolvimento da Prática


A luz é necessária para podermos ver: Para esse experimento não é necessário que os alunos sejam divididos em grupos. Após a montagem da câmara básica com o indicador magnético em seu interior, o professor deverá instruir os alunos a observarem através do pequeno orifício contido na câmara enquanto a tampa flexível é removida lentamente. 

Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de: 

Explorar o sentido da visão

Relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos  

Reconhecer que a luz é necessária para vermos o que nos cerca


O tato de cada um: Os alunos deverão ser separados em quatro grupos (A, B, C e D). Cada grupo deverá tatear o lado da câmara de tato com sua respectiva letra, sem detalhar sobre a textura que sentiram. 

Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de: 

Explorar as partes do corpo humano

Reconhecer o tato como um dos sentidos

Identifica o tato como uma forma de reconhecer o mundo que nos cerca.


Teste seu olfato: O professor deve providenciar alguma substância cheirosa de fácil aquisição para o desenvolvimento desta atividade. Após inserir a substância no interior da câmara de olfato, o tampão cônico terá de ser retirado para que o odor seja liberado ao apertar a válvula pêra.   

Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de: 

Explorar as partes do corpo humano

Testar e comparar o sentido olfato

Identificar o odor de diferentes substâncias 


O Bicórnio, um instrumento de cordas: Após inserir o anel de borracha com um nó na metade do comprimento na cavidade indicada por A e o outro anel com o comprimento original na cavidade B, o professor deverá auxiliar os alunos a dedilharem ambas as cordas, dando ênfase para o timbre dos sons emitidos. 

Ao término dessa atividade o aluno deverá ser capaz de: 

Compreender que as cordas mais esticadas, quando dedilhadas, produzem sons agudos e que cordas mais frouxas produzem sons graves



Condução das Discussões:


Entendendo a prática:

Durante a aula de inclusão sensorial, os alunos participaram de uma série de atividades práticas projetadas para explorar e compreender como diferentes sentidos contribuem para a nossa percepção do mundo. As atividades realizadas incluíram experiências relacionadas à visão, ao tato, ao olfato e à audição.

Na atividade intitulada "A Luz é Necessária para Podermos Ver", os alunos observaram como a visão depende da presença de luz. Foi realizada uma atividade na qual as crianças observaram um objeto em condições de luz normal e, posteriormente, em condições de pouca ou nenhuma luz. Esse exercício demonstrou a importância da luz para a percepção visual e como a ausência de luz afeta a nossa capacidade de ver.

Em "O Tato de Cada Um", os alunos exploraram a sensibilidade tátil por meio do toque em diferentes texturas e materiais. Utilizando a ponta dos dedos, as crianças identificaram materiais variados, como lixa, algodão e seda. Essa atividade ilustrou a importância do tato na interação com o ambiente e como a sensibilidade tátil pode variar entre os indivíduos.

A atividade "Teste Seu Olfato" envolveu a identificação de odores. Os alunos tentaram identificar os odores e discutiram suas experiências sensoriais. Esse exercício destacou a importância do olfato na percepção de cheiros e como ele pode influenciar o gosto e a experiência geral.

Por fim, na atividade com o bicórdio, um instrumento de cordas, os alunos ouviram os sons produzidos pelo instrumento e exploraram como diferentes notas e sons são gerados através da vibração das cordas. Essa atividade permitiu explorar a relação entre som e audição, e como a percepção auditiva é afetada pela qualidade e frequência do som.

Os conceitos que explicam os fenômenos observados nas atividades são diversos. A percepção visual, por exemplo, depende da presença de luz. A luz é essencial para que os olhos capturem imagens e enviem informações ao cérebro, e a ausência de luz prejudica ou impossibilita a visão. Este conceito é fundamental na óptica e na fisiologia da visão.

A sensibilidade tátil é mediada por receptores sensoriais na pele que detectam texturas, temperaturas e pressões. A sensibilidade tátil pode variar entre indivíduos devido a diferenças nos receptores sensoriais e no processamento neural, refletindo a variabilidade nas experiências táteis.

O olfato é baseado na detecção de moléculas odoríferas que se ligam aos receptores olfativos no nariz. A percepção de diferentes odores é influenciada pela interação entre essas moléculas e os receptores olfativos, que enviam sinais ao cérebro para identificação.

A percepção auditiva, por sua vez, depende das vibrações que viajam pelo ar e são captadas pelo ouvido. A frequência e amplitude das ondas sonoras afetam a percepção de diferentes tons e volumes. O bicórdio demonstra como diferentes notas são produzidas através da vibração das cordas.

Para além da sala de aula:

A compreensão de que a luz é essencial para a visão pode ser aplicada a diversas situações do cotidiano, como a necessidade de iluminação adequada em ambientes de trabalho e estudo para garantir uma visão clara e saudável. Na arquitetura e no design de interiores, a iluminação é cuidadosamente planejada para melhorar a visibilidade e criar ambientes agradáveis.

Reconhecer que diferentes pessoas têm diferentes sensibilidades táteis pode ajudar a criar ambientes mais inclusivos e confortáveis, considerando as necessidades táteis diversas de cada indivíduo. Em produtos de consumo, como roupas e utensílios domésticos, a variedade de texturas e materiais pode ser ajustada para acomodar diferentes sensibilidades táteis.

O olfato desempenha um papel crucial na percepção do sabor e na identificação de cheiros no ambiente, o que é relevante em situações como a culinária e a segurança alimentar. O uso de aromatizantes e sistemas de ventilação em cozinhas e restaurantes é um exemplo de como garantir uma experiência sensorial agradável e segura.

Compreender como o som e as vibrações afetam a percepção auditiva pode ser útil em ambientes como salas de aula e auditórios, onde a qualidade acústica é importante para a comunicação e o aprendizado. Projetistas de acústica criam espaços com tratamentos acústicos para melhorar a clareza do som e reduzir o ruído. Atividades semelhantes são realizadas por cientistas em áreas como óptica e psicofísica, neurociência, pesquisa sobre olfato e gosto, e acústica e percepção auditiva. Cientistas estudam a relação entre luz e percepção visual, a sensibilidade tátil, a percepção de odores e sabores, e a forma como o som é processado para desenvolver tecnologias e ambientes mais inclusivos e eficazes. Essas análises ajudam a conectar o aprendizado em sala de aula com aplicações práticas e científicas, demonstrando a relevância dos conceitos explorados no experimento de inclusão sensorial em diversos contextos do cotidiano e da pesquisa.


Materiais disponibilizados no kit 

  • Câmara básica

  • Câmara de tato

  •  Tampa flexivel 

  • Indicadores magnéticos

  • Anéis de borracha  



Materiais complementares

Os cinco sentidos para crianças - Os cinco sentidos para crianças - Educação Infantil _

Onde os 5 sentidos fazem sentido - O incrivel mundo de João Botão - https://youtu.be/bYv_Qs7KmNU?si=4K8tT1hEQoXRlgC2





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT BIOLOGIA Nº2 - GERMINAÇÃO

KIT FÍSICA Nº3 - CALORIMETRIA

KIT QUÍMICA Nº 4 - Soluções