KIT FÍSICA II - HIDROSTÁTICA
Física: Mecânica II - Hidrostática
Olá professor, vamos dar início a nossa aula sobre hidrostática. Nesse plano de aula faremos um direcionamento para que o uso do Kit e o seu experimento seja um sucesso.
PLANO DE AULA
Componente Curricular: Ciências da Natureza/Física
Indicação de ano: Ensino Médio
Duração prevista: 50 minutos
Abertura da aula:
Local: A atividade pode ser realizada em sala de aula ou no laboratório.
Organização da turma: A turma deve ser dividida em até 10 grupos com número de integrantes variável de acordo com o número de estudantes da turma.
Montagem dos materiais: O material pode ser montado em conjunto com o professor conforme suas orientações.
*Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Levantamento de conhecimento prévio: Perguntas iniciais que você professores pode fazer para que a turma levante hipóteses e se engaje no experimento.
1 - Natação e Flutuação:
Por que você acha que é mais fácil flutuar na água do mar do que na piscina? Dica: pense no que o mar e a piscina têm de diferente!
2 - Balões de Festa:
Quando soltamos um balão cheio de hélio, ele sobe. Como você explicaria isso usando o que sabemos sobre objetos flutuando ou afundando na água?
3 - Iceberg e Água:
Por que a maior parte de um iceberg fica abaixo da superfície da água?
4 - Banhos de Banheira:
Você já notou que a água sobe quando você entra na banheira? Por que você acha que isso acontece?
5 - Pesca com Boia:
Ao pescar, por que a bóia afunda um pouco na água quando um peixe morde a isca, mas não afunda completamente?
Desenvolvimento da prática:
Antes de começar o professor deve distribuir para cada grupo a folha de atividade do kit intitulada: “Princípio de Arquimedes - Empuxo. Parte I – Medida da densidade de um sólido”.
1. Montagem do Suporte:
A primeira coisa que se deve fazer é preparar o nosso espaço de trabalho. Monte o suporte para o dinamômetro. Tenha certeza de que está bem montado e estável para evitar erros nas medições.
2. Preparação do Dinamômetro:
Com o suporte pronto, fixe o dinamômetro ao suporte. Isso garante que nossas medições sejam o mais precisas possível.
3. Medição do Peso do Cilindro:
Antes de adicionar qualquer água, vamos medir o peso do cilindro usando o dinamômetro. Anote esse valor, \(p\), na tabela, precisamente ao lado do espaço para o 'Volume Inicial'.
4. Adição de Água ao Béquer:
Agora que temos o peso do cilindro, adicione 100 mL de água em um béquer. Use o medidor para ser exato e registre esse volume inicial, chamado \(V_i\), na nossa tabela, na área designada para o 'Volume Inicial'.
5. Imersão do Cilindro:
Com cuidado, submerja o cilindro na água, assegurando que ele não toque o fundo do béquer. Ao mantê-lo submerso, meça a força aparente, \(p_a\), com o dinamômetro. É importante registrar tanto o peso real, \(p\), quanto a força aparente, \(p_a\), na tabela.
6. Registro do Volume Final:
Observe e anote o novo volume de água no béquer, conhecido como \(V_f\), após a imersão do cilindro. Este dado é vital para entender o deslocamento de água.
7. Medições Finais do Cilindro:
Para concluir, meça o diâmetro e a altura do cilindro utilizando uma régua.
Resultado esperado:
• Apreender o conceito de empuxo
• Verificar experimentalmente o Princípio de Arquimedes
• Determinar a densidade de um sólido
Condução das discussões
Entendendo a prática:
O que foi feito?
Observação do comportamento de objetos submersos em um fluido, como água.
Conceitos explicativos:
Princípio de Arquimedes: A força de empuxo exercida sobre um objeto submerso em um fluido é igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto.
Densidade: A relação entre a massa e o volume de um objeto, determinando se ele flutua ou afunda em um fluido.
Para além da sala de aula:
Generalização: "Quanto mais volume um objeto submerso tem, maior é a força de empuxo que ele experimenta."
Exemplo Cotidiano: Ao brincar na piscina, você percebe que um balão cheio de ar flutua mais do que um pequeno cubo de plástico. Isso ocorre porque o balão desloca mais água, experimentando assim uma força de empuxo maior.
Atividade Científica: Os cientistas investigam como diferentes formas e tamanhos de objetos afetam a quantidade de fluido que eles deslocam. Isso é importante para entender a flutuação de navios e submarinos, por exemplo.
Generalização: "Objetos leves flutuam, enquanto objetos pesados afundam na água."
Exemplo Cotidiano: Uma bola de plástico flutua facilmente na piscina, enquanto uma bola de ferro afunda rapidamente. Isso ocorre porque a bola de plástico é menos densa que a água, enquanto a bola de ferro é mais densa.
Atividade Científica: Os cientistas usam essa propriedade para estudar a densidade de diferentes materiais e como eles interagem com fluidos, o que é útil na fabricação de embarcações e na exploração de oceanos.
Materiais disponibilizados no kit
Ao fazer o pedido deste kit, você receberá:
Pasta com possíveis atividades do kit para desenvolver com os estudantes
Folhas de papel milimetrado
Réguas (50 cm)
Transferidores com imã
Linha
Álcool isopropílico
Tesoura
Pano
Pesos com diferentes formatos e massas
Polias
Cronômetros
Béqueres (150 ml)
Conta gotas
Sal de cozinha
Ganchos para dinamômetro
Dinamômetro
Base
Haste de metal
Suporte
Materiais complementares
- Folha de atividades do CDCC intitulada “Princípio de Arquimedes - Empuxo. Parte I – Medida da densidade de um sólido”. O número de folhas será de acordo com o número de estudantes da turma.
Comentários
Postar um comentário