KIT QUÍMICA Nº4 - Soluções em temperaturas diferentes
Temos uma “Solução” acalorada para você!
Oi, Professores! Aqui neste plano de aula, temos uma opção de recurso experimental para que vocês possam trabalhar a solubilidade e temperatura com seus estudantes da melhor forma possível, praticando!
Química 4 – Soluções
O kit contempla diversos materiais que poderão ser usados para realizar experimentos de solubilidade e suas reações quando exposto ao calor, tendo como enfoque a possibilidade do manuseio dos materiais propriamente dito, propiciando também a liberdade do estudante ao experienciar os detalhes que o kit fornece.
Obs. É importante salientar que o experimento envolve o manejo de fogo, assim, o cuidado deve ser constante para evitar qualquer tipo de risco aos estudantes.
PLANO DE AULA
Disciplina: Química.
Curso: Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Tema: (EF05CI01): Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
(EM13CNT302): Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
Duração de cada aula: 50 minutos.
Objetivos:
- Manusear de forma organizada e ordenada, os materiais para conduzir o experimento.
- Verificar a solubilidade de diferentes substâncias em água.
- Como o calor pode interferir numa relação soluto/solvente.
- Exercitar a observação e a autonomia, respeitando as orientações do professor.
- Completar e interpretar as informações de uma tabela.
Abertura da aula:
Local:
A atividade pode ser realizada dentro da sala de aula, mas um laboratório seria o local ideal para o manuseio do material, evitando acidentes com o fogo.
Organização da turma:
A turma deve ser organizada em grupos de 5 pessoas, para que todos possam visualizar o experimento.
Distribuição dos materiais:
O professor distribuirá os materiais para cada grupo, que deverá aguardar as orientações sobre os próximos passos.
Os estudantes deverão ter cautela e ordem para conduzir a atividade, pois ela envolve o manuseio de vidrarias e fogo.
* Recomendamos que os estudantes tenham alguns instantes para explorar os materiais antes do início das instruções. Assim, evitamos que se distraiam durante a fala do professor.
Condução:
O professor dará as instruções e orientações sobre como serão feitas as medições e a ordem em que serão utilizados os reagentes/água.
Em seguida, deverá auxiliar cada grupo com a quantidade de água e manuseio de cada reagente.
Para que o professor tenha conhecimento de como deverá conduzir o experimento, é importante também compreender o conhecimento prévio dos estudantes diante da temática abordada, então antes de dar início a prática indague os estudantes sobre “Qual das substâncias, à temperatura ambiente e exposto ao calor é mais solúvel em água dentre os ofertados pelo material”.
Desenvolvimento da prática:
Para iniciar a prática, é necessário que seja elaborada uma tabela onde tenha espaço para os 2 tubos de ensaio (A e B) sendo uma delas para o sulfato de cobre e outra para o acetato de cálcio e as condições de temperatura, sendo elas: temperatura ambiente, quente e frio.
Fazer a identificação dos tubos de ensaio em A e B.
No tubo identificado pela letra “A”, serão adicionadas 2 colheres (cheias) do Sulfato de cobre no tubo e adicione água ( ⅛ do volume do tubo de água).
No tubo identificado pela letra “B” colocar ⅛ do volume do tubo de solução de acetato de cálcio.
Observar se é visível algum soluto que não tenha sido dissolvido nos tubos e anotar no espaço “temperatura ambiente”.
Feitas as anotações referentes à "temperatura ambiente”, expor os tubos ao calor (lamparina) e fazer a observação se houve ou não alguma modificação na substância dos tubos e anotar no espaço “Temperatura quente”.
*O aquecimento deve ser interrompido quando surgir os primeiro sinais de ebulição*
ATENÇÃO: Instrua aos estudantes sobre a importância de, ao fazer o aquecimento do tubo de ensaio, NÃO posicionar a boca do tubo na direção do rosto ou para direção de outro colega.
Concluído as observações “Temperatura quente” deve-se colocar os tubos em banho de água e gelo por cerca de 10 minutos aproximadamente e anotar as modificações observadas no espaço correspondente a “temperatura fria”.
Resultado esperado:
Com a conclusão do experimento e suas observações, o professor deverá retornar à questão prévia e às informações obtidas na atividade, ajudando a interpretar, oriente para que os estudantes respondam, explicando quais os fatores que os levaram a interpretar de tal forma a experiência.
É esperado que a turma consiga responder qual foi o papel do calor no experimento e traga exemplos de sua aplicação ao cotidiano. Nesse processo, é importante que os estudantes justifiquem as respostas, unindo teoria e prática sobre solubilidade em temperatura.
Condução das discussões
Após a prática, o professor deverá conduzir um breve debate com os estudantes evidenciando como a temperatura tem influência sobre a solubilidade das substâncias podendo na maioria dos casos aumentar essa capacidade de solubilidade de um soluto em um solvente.
É possível mostrar como cada substância irá reagir, encontrando materiais de apoio na literatura, para o estudante compreender que para cada composto a solubilidade em temperaturas sejam elas quentes ou frias terão um desempenho diferente e que isso tem uma extrema importância tanto para o manutenções e serviços ofertado para a sociedade como também nas propriedades fisiológicas que permitiram a perpetuação de diversas espécies no ambiente que os cercam.
Materiais disponibilizados no kit
Ao fazer o pedido deste kit, terá à sua disponibilidade:
Pinças de madeira.
Pote dosador.
Tubos de ensaio.
Colher plástica.
Frasco conta-gota.
Lamparina.
Fósforo.
Local de apoio para os tubos de ensaio.
Gelo.
Sulfato de cobre - (CuSO45H2O)
Solução saturada de acetato de cálcio - Ca(C2H3O2)2
Álcool etílico - CH3CH2OH
Materiais a serem fornecidos pelo professor
- Professor (a), não esqueça de providenciar previamente a água para o experimento e gelo também.
Comentários
Postar um comentário